gov.br

Centro Acadêmico Prof. Luiz Antônio Maciel

Sobre o CA

O Centro Acadêmico Professor Luiz Antônio Maciel (CAPLAM UFC) é a entidade que representa os interesses coletivos do corpo discente do curso superior de Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Fundado em 03 de Agosto de 2015 o CAPLAM é formado por uma Diretoria Executiva eleita para o atuar durante o período de um ano; um Conselho Fiscal formado por 3 discentes também eleites para o período de um ano; pelo Conselho de Representação de Turma (CRT) composto por 2 representantes de cada turma eleites semestralmente; por uma Comissão Eleitoral responsável por coordenar a realização de sufrágios entre o corpo discente; e uma Assembleia Geral formada por todes ês associades que estejam em pleno gozo dos direitos conferidos pelo Estatuto.

O Estatuto do Centro Acadêmico é um documento aprovado em Assembleia Geral no dia 03 de Agosto de 2015 que rege o funcionamento do CAPLAM. Com 55 artigos distribuídos em 6 Capítulos, sua ultima revisão ocorreu em 28 de Janeiro de 2021.

O que é um Centro Acadêmico

O Centro Acadêmico, garantido pela lei nº 7.395 de 31 de outubro de 1985, é uma entidade que representa os estudantes do curso perante os colegiado deliberativos da Coordenação, do Departamento e do Centro além de participar, com direito a voto, das reuniões de Conselho de Entidades de Base. Procura-se manter com estudantes um canal direto e permanente de contato, organizando atividades acadêmicas extra-curriculares como debates, discussões, palestras, recepção de calouros, atua como apoio a realização de projetos de extensão, encaminhamento, mobilização e organização de reivindicações e ações políticas dos estudantes, mediação de negociações e conflitos individuais e coletivos entre estudantes e a universidade, promovemos atividades socioculturais da maneira mais democrática e aberta possível, para que todos possam participar. Além disso, tem o papel ser um fiscalizador das atividades da instituição, contra as ações que interfiram o direito dos estudante, observando as formas de aplicação dos recursos e a transparência da gestão, lutando em defesa da universidade pública.