gov.br

Centro Acadêmico Prof. Luiz Antônio Maciel

Área do conteúdo

NOTA: Posicionamento do Centro Acadêmico Professor Luiz Antônio Maciel sobre as atividades remotas

Data de publicação: 30 de março de 2020. Categoria: Sem categoria

Estamos vivenciando o alastramento de uma pandemia, o vírus COVID-19 tem modificado rotinas drasticamente ao redor do mundo. Medidas devem ser tomadas para evitar o contágio desenfreado dessa doença, o isolamento social é fortemente recomendado pelas autoridades de saúde. Diante disso a comunidade acadêmica pressionou a Reitoria por um posicionamento, que decidiu pela substituição de aulas presenciais por atividades remotas, como forma de manter o calendário em uma aparente normalidade.
O Centro Acadêmico Professor Luiz Antônio Maciel, CAPLAM, defende que o calendário universitário seja revisto e posiciona-se contrário à obrigatoriedade da adoção de atividades remotas pelos docentes. Deve-se salientar que estamos em um contexto que a crise vai para além da impossibilidade de frequentar as aulas, muitos discentes não possuem acesso à internet e, em alguns casos só utilizam computadores na própria instituição, além disso, muitos utilizam as bibliotecas da Universidade para estudar por não disporem de um ambiente doméstico adequado. Por esse prisma, é primordial compreender que se não se segue o princípio da isonomia pela universidade, que se não tiver como garantir que todos e todas tenham o mesmo acesso ao conteúdo, a mesma possibilidade de discutir sobre ele, a mesma possibilidade de tirar dúvidas, não há um ensino efetivo. Cabe ressaltar que o cenário que se apresenta, influencia diretamente na saúde mental das e dos estudantes, então sobrecarregar os discentes não é uma solução, isso gera uma pressão psicológica e um não aproveitamento do que está sendo posto nas atividades.
Por esse viés, enquanto não temos um posicionamento oficial, por parte da reitoria, sobre o ajuste no calendário letivo, solicitamos aos professores do curso de Gestão de Políticas Públicas que revejam suas metodologias de ensino a distância e o cronograma das suas aulas. Foram consultadas as turmas por meio do Conselho de Representação de Turma (CORETUR), que de modo geral, deliberaram que podem ser passadas algumas leituras e atividades, mas não em grandes quantidades, e que não determinem prazos para a entrega das mesmas, que sejam propostas atividades em grupos para melhor adesão dos discentes, além da não cobrança de pontos e nota. Ademais, esperamos que todxs fiquem bem e que essa situação possa ser resolvida.