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Universidade Federal do Ceará
Centro Acadêmico Prof. Luiz Antônio Maciel

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NOTA: aos Docentes, à Coordenação do Curso e à Direção do Centro de Ciências Agrárias

Data de publicação: 2 de junho de 2020. Categoria: Sem categoria

Nota do Centro Acadêmico Professor Luiz Antônio Maciel de Gestão de Políticas
Públicas da Universidade Federal do Ceará aos Docentes, à Coordenação do Curso e à
Direção do Centro de Ciências Agrárias

O Centro Acadêmico Professor Luiz Antônio Maciel (CAPLAM) do curso de Gestão
de Políticas Públicas solicita um posicionamento a respeito das atividades remotas aos
docentes, coordenação do curso e a diretoria do Centro de Ciências Agrária. Vivemos tempos
difíceis para todos e todas, cada pessoa é afetada de uma maneira diferente, referente a sua
própria realidade. Muitos estudantes se sentem confusos e pressionados devido a falta de
posicionamento em relação às atividades remotas.
A incerteza em relação ao futuro, e o momento que vivemos no presente, é por si só
um motivo de aumento de casos de ansiedade e outros males psicológicos que atormentam os
estudantes. Somado a isso, muitos não têm acesso favorável a internet, computadores e locais
adequados para a realização de atividades e estudo, o que inviabiliza a atribuição de notas,
frequências ou até mesmo um bom aproveitamento do que é proposto. Mais uma vez
repetimos que existem diversas realidades a serem retratadas dado a pluralidade social dos
discentes do curso. Além disso, o ensino remoto requer organização e operacionalidade e
infelizmente muitos não possuem esse suporte, isso revela a discrepância entre quem tem
condições básicas de realizar as atividades recomendadas e de quem não tem, não podemos
aceitar que para manter uma aparente normalidade e não comprometer o calendário letivo, os
alunos continuem sendo tão prejudicados. Por esse prisma, é primordial compreender que se
não se segue o princípio da isonomia pela universidade, que se não tiver como garantir que
todos e todas tenham o mesmo acesso ao conteúdo, a mesma possibilidade de discutir sobre
ele, a mesma possibilidade de tirar dúvidas, não há um ensino efetivo.
Amplos debates foram realizados nos grupos virtuais das turmas a fim de entender
melhor, por meio do diálogo, a situação de todos e todas além de uma mera análise
quantitativa por meio de Formulários. Com todas essa informações obtidas e diante dos fatos
analisados o Centro Acadêmico se posiciona contra quaisquer atividades nesse período de
pandemia, que ferem o inciso primeiro do artigo 206 da Constituição Federal que garante
“Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola” o qual entendemos também
se aplicar ao contexto universitário. A saúde física e mental dos e das estudantes deve ser
prioridade da universidade, do Centro de Ciências Agrárias e da Coordenação do curso de
Gestão de Políticas Públicas e de toda a comunidade acadêmica.

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